mario 02

PADRE MÁRIO ZANGARINI HOMEM SIMPLES E APOSTÓLICO

by / 0 Comments / 170 View / 26 de abril de 2020

Por Antônio Veiga Neto, sdb

Conheci o padre Mário Zangarini no oratório salesiano quando ainda não tinha sido inaugurado o Centro Juvenil Salesiano de Manicoré, onde funcionava no salão da paróquia Nossa Senhora das Dores, na qual ele era pároco. Eu, menino curioso e já com a vontade de me tornar coroinha, lembro que padre Mário sempre antes das missas, fazia as suas orações pessoais junto com o povo meia hora antes de começar a celebração, e minha avó Raimundinha Passos nos lembrava de pedir a bênção do padre. Ela dizia que o sacerdote imita Cristo e é pessoa de muita oração e trabalho, vovó dizia que aquela benção tanto quanto a de Dom Miguel D’Aversa deveria ser feita com muito respeito. Os ensinamentos catequéticos de vovó ficaram gravados em minha memória pelo semblante do padre Mário, cabelo branco, sorriso aberto e presença leve.

Fui crescendo e acompanhando o seu trabalho na congregação salesiana, sem dúvida, ele foi uma das motivações missionárias para que eu me tornasse salesiano e hoje vim prestar agradecimentos pelo seu legado de homem bom e amigo. Era simples porque não perdia o foco da transcendência, não perdia tempo com coisas materiais e vaidades, ele vivia preocupado com o coração das pessoas. Era apostólico porque tinha coragem de anunciar o evangelho com suas estratégias pastorais: zeloso pela comunicação social e bem próximo dos leigos e comunidades de base. Muitas vezes eu ajudava o padre Bira (Hoje Dom Antônio) a organizar os arquivos da paróquia, enquanto conversávamos sobre muitos materiais produzidos pelo padre Mário, subsídios de formação, pastoral, fotos e etc. Padre Bira repetia muitas vezes: “Ele é muito simples e apostólico, Tonico, seja como ele”.

Doente e já sendo cuidado na casa dos idosos em Manaus, nunca deixou de receber o carinho do povo de Manicoré-AM. Quando eu a via, ardia o coração pela vida que escolhi, pelo projeto que assumi e pelas pessoas na qual somos enviados. Padre Mário vive e está presente toda vez que olharmos para o evangelho, rezar e trabalhar pelos e com os jovens.

mario 01 mario 02 mario 03 mario 04


Compartilhe:
Redes Sociais

Your Commment

Email (will not be published)