CG 28_foto materia

Itália – CG28: “Estamos em Valdocco, somos de Valdocco”

by / 0 Comments / 38 View / 17 de fevereiro de 2020

(ANS – Turim) – “Estamos em Valdocco, somos/sejamos de Valdocco”: não só uma afirmação mas também um augúrio, (‘siamo’, em italiano, admite as duas traduções. ndt.) para aqueles Salesianos que chegam a Turim-Valdocco a fim de participar do Capítulo Geral 28. São palavras do P. Estêvão Vanoli, Regulador do Capítulo, naquela que pode ser definida a “boa-noite” pré-capitular, na noite de sábado, 15 de fevereiro.

Foi uma “boa-noite” dada na Basílica de Maria Auxiliadora, em Turim, presentes não só muitos Capitulares mas também muitas Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) e muitos Fiéis leigos. Um Capítulo de sabor bíblico na sua duração – 7 semanas – para dar uma resposta à pergunta: “Que Salesianos para os Jovens de hoje?”.

Os Capitulares estarão empenhados de modo intenso pelas próximas semanas, até o dia 4 de abril, data prevista para o encerramento, num Capítulo – em Valdocco – para dar força à vocação e identidade carismática aos discípulos de Dom Bosco.

Ainda a palavra do P. Vanoli: “Onde se encontra o lugar da nossa origem, ali se acha também o lugar da nossa originalidade”.

O Capítulo Geral volta a Valdocco depois de 62 anos. São 242 os Capitulares, representando as 7 Regiões nas quais se divide a Congregação.

66 os Países a que pertencem por nascimento os Capitulares, os quais por sua missão estão presentes em mais de 130 Nações.

Do Primeiro Capítulo Geral (CG 01), feito em Lanzo Torinese, em 1877, presidido por Dom Bosco, participaram 23 pessoas. Hoje, no CG28, os Capitulares mais que decuplicaram: são 242, entre participantes de Direito (como os Inspetores e os Delegados eleitos) e convidados permanentes (como os observadores, os inspetores nomeados, os Delegados de Delegações).

Não se esqueça que, entre os participantes de direito, estarão também os 16 irmãos da Sede Central e o Reitor-Mor emérito.

A esses números, já copiosos, devem-se acrescentar os jovens e os leigos colaboradores convidados a participar por uma semana.

Todas essas cifras falam de uma Congregação universal e missionária, que na distinção de procedências e línguas, de experiências e histórias pessoais, encontra no Capítulo Geral o momento mais alto de convergência e unidade.

Hoje, segunda-feira, 17 de fevereiro, iniciaram os Relatórios de apresentação dos Setores e das Regiões, por parte dos membros do Conselho Geral.

Amanhã, terça-feira, 18 de fevereiro, a Relação do Reitor-Mor sobre o estado da Congregação será transmitida, ao vivo, na página Facebook de ANS. Confira fotos no link abaixo.

ANSFlickr

 

Compartilhe:
Redes Sociais

Your Commment

Email (will not be published)