leitorado 02

ESTUDANTES DO GERINI RECEBEM MINISTÉRIOS DE LEITORADO E ACOLITATO

by / 0 Comments / 29 View / 13 de maio de 2019

Por Wellington Abreu, sdb

Neste IV Domingo da Páscoa – Domingo do Bom Pastor e jornada mundial de oração pelas vocações, 27 estudantes de teologia da UPS (Universidade Pontifícia Salesiana) da comunidade do Gerini – Roma, deram mais um passo rumo ao presbitério da Igreja. Eles receberam os ministérios de Leitorado e Acolitato.

A instituição dos ministérios aconteceu na missa vocacional, celebrada na Paroquia do Sagrado Coração de Jesus, às 19h. Presidiu a celebração e conferiu os ministérios o Vigário do Reitor Mor Padre Francesco Cereda.

Os salesianos do primeiro ano de teologia receberam o ministério do Leitorado, entre eles o estudante Wellington Abreu da inspetoria São Domingos Sávio-Manaus. Já os estudantes do segundo ano  receberam os ministérios do Acolitato.

Todos agradeceram as orações e amizades que os ajudaram e ajudam nesta caminhada, rogam a todos as graças de Deus, e pedem que continuem em oração doando a singela amizade que os fortalece.

leitorado 05   leitorado 03

Instituição de Leitores e Acólitos

 Em preparação para o sacerdócio, os estudantes, recebem os ministérios de leitor e acólito, respectivamente, para melhor se prepararem e exercê-los por um tempo conveniente, antes da Ordenação Presbiteral.

O leitor é instituído para o ministério que lhe é próprio, o qual é fazer a leitura da Palavra de Deus na assembléia litúrgica. E assim, tanto na missa como nos outros atos sagrados, é ele quem profere as leituras da Sagrada Escritura, exceto o Evangelho.

O Acólito é instituído para cuidar do altar e auxiliar o diácono e o sacerdote nas ações litúrgicas, sobretudo na celebração da Missa. Pertence-lhe ainda, como ministro extraordinário, distribuir a Sagrada Comunhão. Além disso, em circunstâncias extraordinárias, pode ser encarregado de expor e repor a Sagrada Eucaristia para adoração pública dos fiéis, mas não de dar a bênção com o Santíssimo Sacramento.  Estes dois ministérios também são confiados aos leigos. (fonte: Cerimonial dos Bispos).

São etapas importantes na formação dos candidatos ao sacerdócio, passos significativos e aprofundados no compromisso com a grandeza da vocação à qual fomos chamados, avançando para “águas mais profundas”, lançando suas redes.

Rezemos para que o Senhor da messe envie mais operários, pois “a messe é grande, mas pouco são os operários”.

leitorado 04   leitorado 01

 

Compartilhe:
Redes Sociais

Your Commment

Email (will not be published)