WhatsApp Image 2018-07-04 at 11.30.31

ASPIRANTES SALESIANOS FAZEM RETIRO PREPARATÓRIO AO VOLUNTARIADO VOCACIONAL

by / 0 Comments / 57 View / 4 de julho de 2018

Por P. José Ivanildo de O. Melo – Encarregado do Aspirantado –

Entre os dias 25 e 29 de junho os jovens aspirantes Olex Max (Pará), Matheus Oliveira (Manaus) e Weslley Bento (Rondônia), fizeram retiro no Sitio Dom Bosco de Manaus como preparação imediata para o voluntariado vocacional salesiano.

A experiência que vem se consolidando nos últimos anos na Inspetoria São Domingos Sávio, visa oferecer aos candidatos à vida salesiana uma proposta formativa diversificada e itinerante. Assim, após passarem o primeiro semestre no Centro Salesiano de Formação – CESAF, sendo acompanhados pela equipe formadora e recebendo aulas segundo os critérios da Ratio, no segundo semestre os jovens são inseridos em comunidades salesianas para sentirem “a vida salesiana real com as suas atividades apostólicas”(Carta de convocação do CG 28).

Animados pelo tema: Sal da Terra e Luz do mundo (Mt 5, 13-14), e o lema: A formação inicial como caminho de discipulado missionário, o retiro favoreceu aos aspirantes uma profunda experiência de oração e reflexão. Os momentos de escuta da Palavra de Deus, silêncio e práticas de piedade, os ajudaram na elaboração do projeto pessoal de vida, bem como fazer uma bonita experiência litúrgica-sacramental.

Colaboraram com as reflexões ao longo dos cinco dias: Dom Walter Ivan, Bispo emérito de São Gabriel da Cachoeira – Sal da terra e luz do mundo: uma leitura da vocação cristã a partir das Bem-aventuranças de Mateus 5; P. Reginaldo Cordeiro, vice-inspetor – O discipulado missionário na formação inicial; P. Wilson Barros, pároco e vice-diretor do CESAF– A alegria salesiana: luz e sabor na sociedade das desventuras. (Uma leitura da Exort. Gaudete et Exsultate); P. Isley Queiroz, diretor do CESAF – Projeto pessoal de vida salesiana: o que e para quem?, e o Salesiano tirocinante, Giovane Marinho – Orientações do Papa Francisco para os seminaristas hoje.

O último dia a reflexão ficou por conta do Inspetor P. Jefferson Luis – A comunidade salesiana: orientações e expectativas. Após a reflexão o inspetor conversou pessoalmente com cada aspirante dando a eles suas destinações. Este ano todos foram para comunidades da área do Rio Negro, a saber: Olex Max -Santa Isabel; Matheus Oliveira – São Gabriel, e Weslley Bento- Maturacá.

Aos jovens aspirantes que embarcaram nesta terça-feira, 03.07, para suas novas comunidades, a garantia de nossa prece com os votos de uma santa e feliz experiência!

WhatsApp Image 2018-07-04 at 11.30.35 WhatsApp Image 2018-07-04 at 11.30.12 WhatsApp Image 2018-07-04 at 11.30.11 WhatsApp Image 2018-07-04 at 11.30.11 (1) WhatsApp Image 2018-07-04 at 11.30.06

Compartilhe:
Redes Sociais

Your Commment

Email (will not be published)