sagrado coração (Small)

SOLENIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO: Oração e prática do amor

by / 0 Comments / 21 View / 8 de junho de 2018

Por P. João Mendonça, sdb

Hoje, 08/06, solenidade do Sagrado Coração de Jesus, devoção que começa na Igreja a partir de 1673, quando uma jovem religiosa da Visitação, Margarida Maria Alacoque, ao participar da bênção do Santíssimo teve uma visão do coração de Deus. O fato nos convida a refletir sobre o AMOR. Sim, sobre o amor misericordioso de Deus.  Isto supera qualquer culpa ou pecado, qualquer peso ou desesperança. Jesus nos salvou da tirania do rito e do culto, da religiosidade rigorista e penosa, do templo de pedra para nos levar ao tempo vivo que são as pessoas.

Hoje também celebramos o dia de oração pela santificação do clero (diáconos, padres e bispos). O clero que é também frágil, humano, carente e que luta para se manter atento aos sinais de Deus e ser santos. Contudo, o que é a santidade? Papa Francisco diz que “ser santo é saber viver o amor oferecendo o próprio testemunho nas ocupações de cada dia, onde cada um se encontra. Viver com alegria e doação” (Gaudete et Exsultate, n. 14). Doação parece uma palavra e uma ação anacrônica, pois, vivemos numa cultura do egocentrismo e do individualismo, porém, precisamos superar esta barreira e criar pontes para unir forças e crescimento na santidade.

O Apostolado da Oração, criado a partir desta devoção, reza constantemente pelo clero, pelas vocações e sai em missão testemunhando o amor de Deus. A todos estes homens e mulheres do apostolado meu muito obrigado. Continuem firmes na fé.

Que o coração do Senhor nos ajude a viver a grande experiência de saber amar, na doação cotidiana, sem medo de ser feliz e de fazer os outros felizes.

 

Compartilhe:
Redes Sociais

Your Commment

Email (will not be published)