c2830a7af536639c705cfa8ee6c62c8b_L

Erigida a nova comunidade “São José” da Sede Central Salesiana

by / 0 Comments / 55 View / 9 de fevereiro de 2018

(ANS – Roma) – Com Decreto 568/SG/2017, o Reitor-Mor, P. Ángel Fernández Artime, erigiu canonicamente a comunidade salesiana “São José”, com sede em Roma, Via Marsala 42, que tem por finalidade a concretização dos serviços da Sede Central Salesiana.

A comunidade exigiu uma ereção canônica, por ter mudado de diocese; ela agora pertence à Diocese de Roma. A ereção da nova comunidade, em obediência às normas e condições do Código de Direito Canônico, das Constituições e dos Regulamentos Salesianos, foi feita com o consenso do Vigário do Papa para a diocese de Roma e do Conselho Geral da Congregação.

A nova comunidade é posta à direta dependência do Reitor-Mor, que delega ao seu Vigário as faculdades de animação e governo da comunidade sobre o que o artigo 161 das Constituições se refere às faculdades do Inspetor. Ele atua com um Conselho formado pelo Ecônomo Geral e outros dois membros do Conselho Geral, nomeados por um triênio.

No decreto também é instituída a Assembleia extraordinária representativa dos Salesianos das comunidades dependentes do Reitor-Mor, que atua segundo um regulamento especial é e convocada em preparação ao Capítulo Geral.

A nova comunidade conta atualmente com 38 Salesianos inscritos como “sócios”.

Não podia haver uma escolha melhor para a escolha do patrono da comunidade, como bem representado no grande quadro colocado no transepto da basílica do Sagrado Coração em Roma, atualmente adjacente às estruturas da nova comunidade: Maria, Jesus e toda a Igreja estão sob os cuidados paternos de São José e, não por acaso, sobre a cena está transcrito: “Ite ad Joseph” (Ide a José).

Compartilhe:
Redes Sociais

Your Commment

Email (will not be published)