3

INSPETORIA NA AMAZÔNIA GANHA DOIS NOVOS SACERDOTES

by / 0 Comments / 266 View / 21 de dezembro de 2017

Por Vívian Marler / Inspetoria São Domingos Sávio –

A Inspetoria São Domingos Sávio, na Amazônia, está em festa. Em um período de dez dias ganhou dois novos sacerdotes. Padre José Ivanildo de Oliveira Melo, foi ordenado no dia 09 de dezembro, na Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Ananindeua, no Pará, e o padre Washington Luis Paulo Macena, foi ordenado no sábado passado (16) no Santuário São José Operário, em Manaus, no Amazonas.

Ordenado por Dom Flavio Giovanele, SDB, Bispo de Santarém (PA) padre José Ivanildo teve como lema de sua ordenação “Saiu Sangue e água” (JO 19, 34). A cerimônia aconteceu após o tríduo (de 5 a 7) que teve o objetivo de estimular o povo para a ordenação na noite de sábado que contou com a participação dos Salesianos padre João Mendonça, padre Gilson Araujo, padre Daniel Cunha, padre Gennaro Tesauro, padre Fillipe Brauziere, padre Jefferson Silva, padre José Francisco e padre Francisco Alves de Lima, inspetor dos Salesianos na Amazônia, assim como também amigos da Paroquia Dom Bosco em São Paulo e de Manicoré.

Estiveram presentes também, os familiares do padre José Ivanildo, vindos de sua cidade de origem, Irituia (PA), onde no dia seguinte, a noite, foi realizada sua primeira missa, com a participação de cerca de mil e quinhentas pessoas, que após a missa campal em frente a Paroquia Nossa Senhora da Piedade participaram de homenagens ao neo sacerdote com apresentações de danças, músicas e discursos.

E no dia 16, foi a vez dos Salesianos, em Manaus, festejarem a ordenação do padre Washington Luis Paulo Macena, em Manaus. Filho único, padre Washington tinha mais a curiosidade de conhecer a casa dos padres por dentro, do que realmente seguir a vida religiosa, como contou em seu discurso.

“Sou filho único e siquer passou alguma vez em minha cabeça o desejo de ser padre visto porém, eu tinha um desejo muito grande de receber a Santíssima Eucaristia, daí surgiu a frequência na catequese. Vocacionalmente falando o que despertou em mim não era o desejo em ser padre, mas saber como era a casa dos padres por dentro. Uma curiosidade juvenil. Mas foi o padre Amadeu [Caronni in memoriam] quem me trouxe para os salesianos. O Meu amor à Igreja e aos jovens desenvolveu-se ao longo da formação, onde pude aos poucos ser tocado mais profundamente pelo chamado do Senhor” disse lembrando-se com emoção.

“Ser padre hoje é para mim estar a serviço da comunidade, especialmente a mais carente. E ter como bem recorda o papa Francisco, ter o cheiro das ovelhas e ao mesmo tempo ser ovelha do rebanho do Senhor” disse em seu discurso aos presentes em sua ordenação.

Com a imposição das mãos do bispo auxiliar de Belém, Dom Antônio de Assis, SDB, sob os olhares atentos de seus pais, familiares, amigos e a Família Salesiana (SDB e FMA), padre Washington Luis, após 12 anos de formação Salesiana, foi ordenado sacerdote.

“Me chamou por sua graça’ foi o lema da ordenação do padre Washington, e esse lema reflete exatamente o chamado para o sacerdócio. É um chamado que vem de Deus, não um mérito humano, mas um Dom de Deus” disse Dom Antônio de Assis em sua homilia.

A primeira missa do padre Washington Luis aconteceu no domingo após sua ordenação, no Santuario São José e contou com a participação de seus pais que foram homenageados pelo inspetor Padre Francisco Alves, que entregou, através do vice-inspetor, padre Reginaldo Cordeiro, uma medalha de Dom Bosco em agradecimento pela doação de seu único filho ao sacerdócio.

Os neo padres agora aguardam a obediência do Inspetor para saberem para qual obra salesiana irão levar suas missões em 2018.

a58c4b6a-498a-4247-82c5-b10f6c64f084 d3d66845-9ba8-4a54-a4d8-6d9817e3b6f695ed4d75-b839-43ef-890d-c2a01d52e39d 7434a610-46b9-427b-8066-85fea32abadcde12f26c-3202-4485-ba3f-83e60d95cdd0 4bdd673a-47b4-443e-9381-da507f5704a3

Compartilhe:
Redes Sociais

Your Commment

Email (will not be published)