0d8e6aadbe779054867756479c1fb5e6_XL

EM 18 DE DEZEMBRO, O ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DA CONGREGAÇÃO SALESIANA

by / 0 Comments / 37 View / 19 de dezembro de 2017

Por ANS

Não havia no pensamento de Dom Bosco outra ideia a não ser a de entregar-se a Deus através dos jovens. Embora com poucos anos de sacerdócio, entendera que “se quisermos ter uma boa sociedade devemos concentrar todos os nossos esforços na educação dos jovens ao cristianismo. A experiência ensinou-me que o cuidado dos jovens é o único modo de chegar a uma sociedade civil sustentável”. Dessa forma, sabendo que fazia a vontade de Deus, Dom Bosco fundou a Congregação Salesiana e pode-se considerar o dia 18 de dezembro de 1859 como a “data oficial da fundação da Sociedade de São Francisco de Sales” (MB VI, 335).

O nome dado pelo Fundador era “Pia Sociedade de São Francisco de Sales” e nas suas origens podia contar com 17 membros (um sacerdote, 15 seminaristas e um estudante). O primeiro Salesiano Coadjutor entrou na Congregação em 22 de fevereiro de 1860. A Igreja aprovou a Congregação em 23 de julho de 1864 e reconheceu oficialmente as Constituições e Regulamentos em 3 de abril de 1874.

 Dom Bosco deu o nome de “Salesianos” à Congregação, em homenagem ao santo bispo de Genebra, Francisco de Sales (1567-1622). Em 26 de janeiro de 1854, Dom Bosco reuniu as primeiras quatro pessoas que propunham “fazer… uma experiência de exercício prático da caridade com os demais” e “segundo um texto redigido pelo P. Rua e pelo P. Lemoyne, assumiram pela primeira vez o nome de Salesianos. Olhando para trás, esse evento representaria a primeira significativa experiência que, depois, levaria à fundação da Congregação em 1859”, escreveu o P. Arthur Lenti.

Depois desses eventos significativos, os Salesianos iniciaram novas presenças: a primeira casa salesiana fora de Turim foi a de Mirabello, aberta em 1863; a primeira fora da Itália foi na França, em Nice, 1875; e a primeira fora da Europa foi na Argentina, onde os Salesianos chegaram em 1875.

No dia em que celebramos o aniversário de fundação da Congregação Salesiana, não esqueçamos as palavras do P. Ángel Fernández Artime, Reitor-Mor: “a primeira grande sensação é que Deus continua a querer o carisma de Dom Bosco para o bem dos jovens do mundo”.

 

Compartilhe:
Redes Sociais

Your Commment

Email (will not be published)