a

O DESAFIO DOS SALESIANOS COOPERADORES DIANTE DAS NOVAS LINGUAGENS JUVENIS

by / 0 Comments / 76 View / 12 de outubro de 2017

Por Comunicação / Cooperadores Salesianos –

“Novas Linguagens Juvenis: Vocação e Missão do Salesiano Cooperador” é o tema do XII Encontro Nacional dos Salesianos Cooperadores. O encontro será em Julho de 2018, na cidade de Manaus. O tema deste ano é uma orientação do Papa, que em carta ao Reitor Mor, Padre Angel Artime, recomendou o discernimento sobre a realidade juvenil e pediu que a família salesiana eduque a juventude segundo a antropologia cristã à linguagem dos novos meios de comunicação e das redes sociais.

Em preparação ao tema, a província de Manaus já começou a realizar encontros de formação mensais. O material foi todo preparado pela formadora provincial, Graziela Gonçalves. Conversamos com ela sobre a necessidade de abordar o tema Linguagens Juvenis.
- Qual a importância de escolher as novas linguagens juvenis como tema do encontro?

GG – Por que inovar é urgente e preciso! O Senhor nos chama a ser sal e luz neste mundo. Por inspiração, de Dom Bosco continuamos a sua missão praticamente começada no século XIX e que continua hoje no século XXI. Muitas mudanças ocorreram e ainda vão continuar acontecendo.

A linguagem juvenil hoje é um mistério, mas que nos impulsiona a seguirmos com a juventude. A mutação nas famílias, nos comportamentos, na religião, nos valores é notória e geralmente a velocidade de informações, é como a velocidade da luz.

E nós Salesianos Cooperadores não temos outra saída, a não ser de entender, refletir e atuar no meio dos jovens, principalmente os mais pobres. Firmes Naquele que diz: “Eis que faço nova todas as coisas” seguimos em frente!

- Quantos encontros de formação serão realizados para debater o tema?

GG – Serão entregues para cada formador dos centros Locais dez encontros alinhados com os temas do XII ENCONTRO NACIONAL e também com os estudos em salesianidade. Desde o mês de agosto, já foram entregues dois encontros (agosto e setembro) e assim sucessivamente serão enviados a cada dois meses. Esses subsídios para a formação são como uma trilha. Um caminho construído de forma nova, empenhada e coletiva. Até maio de 2018, mês mariano, todos os formadores receberão o material para serem trabalhados de preferência na formação permanente.

- Quais são os desafios de estudar e aprofundar o tema?

GG – O desafio é atualizar-se. É da nossa vocação acompanhar os tempos. Não é fácil compreender a realidade atual da juventude, por isso sair um pouco da nossa zona de conforto nos ajudará a buscar mais conhecimentos sobre as novas linguagens juvenis.

- Como os cooperadores podem contribuir para a discussão desse tema?

GG – Levando em consideração que os SSCC são leigos arraigados nas famílias e essas são as guardiãs das novas gerações. Os SSCC podem trazer a experiência com os filhos jovens e os amigos dos filhos jovens, sobrinhos e ou netos.  E assim enriquecer a temática.  Como nos recorda o papa Francisco: “Ninguém melhor do que os leigos para inscrever a lei Divina na vida terrena”.

O XII Encontro Nacional dos Salesianos Cooperadores será em Julho de 2018, na cidade de Manaus. O tema é “Novas linguagens juvenis: Missão e Vocação do Salesiano Cooperador”. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site: cooperadoresbma.wixsite.com/encontronacional2018.

Compartilhe:
Redes Sociais

Your Commment

Email (will not be published)