valendo

CEDB PARTICIPA DO DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

by / 0 Comments / 28 View / 17 de maio de 2017

Por Celso K. Rodrigues / Centro Educativo Dom Bosco –

Os alunos e educadores do Centro Educativo Dom Bosco – CEDB participaram, ontem (17), no centro de Ji-Paraná (RO), do ‘Pit Stop Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes’ contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, organizado da pela Prefeitura da cidade,

A data escolhida para o dia nacional de combate ao abuso e a exploração sexual contra criança e adolescente é o dia 18 de maio, pois neste dia, em 1973, uma menina capixaba de Vitória/ES, foi sequestrada, espancada, estuprada, drogada e assassinada numa orgia imensurável. Seu corpo apareceu seis dias depois desfigurado por ácido, e os agressores jamais foram punidos. O movimento em defesa dos direitos da criança e do adolescente, após uma forte mobilização, conquistou a aprovação da Lei Federal 9.970/2000 que institui o 18 de maio como o dia Nacional de Combate e Exploração Sexual contra Criança e Adolescente, com o objetivo de mobilizar a sociedade brasileira e convoca-la para o engajamento pelos direitos de criança e adolescentes e na luta pelo fim da violência sexual.

O aluno do curso de Mecânica de Motocicleta do CEDB Adrian de Souza, falou da importância do evento “o ensinamento para mim é um modo de alertar as pessoas. Divulgamos todos os tipos de violência contra o menor por meio do panfleto e cartaz entregues aos motoristas no pit stop” disse.

Para o educador Claudio de Oliveira a participação de todos foi muito importante para a conscientização “Foi um trabalho bom e eficiente, bem planejado. O público estava bem motivado a fazer o trabalho, puxando a frente mesmo. A presença de autoridades professores, Conselho Tutelar, policiais foi bastante importante. As pessoas ficaram curiosas devidas às camisetas e aos materiais que eram entregues e a movimentação também”.

O salesiano Adail Brito sdb, representando o CEDB no evento, falou sobre a defesa da vida “Fazer bonito para nós do CEDB é estar defendendo a vida das crianças e adolescentes. Por isso estamos aqui presente neste momento de conscientização contra a exploração sexual de crianças e adolescente. Hoje estamos no Pit Stop, porém o combate ao abuso e exploração deve acontecer em vários ambientes: na escola, na família, nos espaços sociais” disse aos presentes.

Este dia para educadores e alunos do CEDB foi uma ação educativa com referência constante ao que Dom Bosco sempre procurou fazer: prevenir situações violência dos jovens, de risco a suas vidas, de imoralidades. Isso com clima de alegria, senso de dever e da responsabilidade nas formas concretas do empenho pessoal e do serviço ao outro.

Compartilhe:
Redes Sociais

Your Commment

Email (will not be published)