d5a4faa0-fb25-40e6-a3d0-1ad79a435b57

ESCOLAS DO PARÁ PARTICIPAM DE RETIRO SALESIANO

by / 0 Comments / 16 View / 13 de abril de 2017

Por Jorge William / Comunicação Colégio Carmo (PA) –

Nesta quarta, 12 de abril de 2017, cerca de mais de 24 pessoas entre professores e diversos colaboradores das 5 casas salesianas do Pará se uniram para o retiro pascal. O evento aconteceu este ano no Instituto Dom Bosco no bairro do Reduto em Belém. A atividade constava na agenda do Polo de Escolas Salesianas da Região Pará envolvendo as cidades de Belém e Ananindeua. A responsabilidade do evento ficou por conta dos diretores/as das casas salesianas acompanhados por suas diretoras pedagógicas e animadores de pastoral.

Este ano sediou o encontro o Instituto Dom Bosco acolhendo as demais casas: Colégio N. S. do Carmo Belém e Ananindeua, bem como o Centro Social Auxilium e Escola Salesiana do Trabalho para uma manhã de reflexão, oração, confissões e adoração eucarística.

Às 8h o evento começou com missa quaresmal presidida pelo Pe. Daniel Cunha, diretor do Colégio N. S. do Carmo Ananindeua. Após a santa missa a reflexão do retiro ficou por conta do Irmão Chagas, da Congregação Marista, com o tema – “Alegra-te Maria: como alegrar-se diante do desafio de educar”. Em sua reflexão o irmão partiu de “uma postura de fé como premissa fundamental da ação educativa, pois não se tratava  de uma reflexão acadêmica, nem teórica sobre o mesmo”, acentuou no início de sua fala, conduzindo a reflexão no cotidiano a partir da Alegria como característica motivadora do serviço-missão exercido na escolas em seus diferentes papéis profissionais ciente do público que o escutava. Ao final de sua reflexão deixou uma tarefa para os participantes procurando pensar, rezar e discernir a presença de Deus especialmente nos momentos difíceis para a assembleia, seja para os casados, seja para os leigos e consagrados.

O intervalo foi acompanhado do lanche e seguido de um momento de deserto com oportunidade para o atendimento de confissões por sacerdotes presentes na manhã de retiro.

A atividade se concluiu com a adoração eucarística presidida pelo Pe. Josué Nascimento, que recordou os dias de tríduo pascal como espaço para revisão de vida, conversão e vivência do amor de Deus.

Ao final foi comunidade sobre o passeio de Páscoa previsto para o dia 29/04 em Benfica no sítio Águas Claras também destinado aos membros das casas salesianas do Pará. As informações e encaminhamentos deste evento serão repassados pelos responsáveis das casas.

Compartilhe:
Redes Sociais

Your Commment

Email (will not be published)