morano-topo

15 de Novembro: Beata Madalena Morano

by / 0 Comments / 162 View / 15 de novembro de 2012

Hoje, dia 15 de Novembro, a Família Salesiana recorda a memória da Bem-aventurada Madalena Morana, Filha de Maria Auxiliadora. Confira abaixo uma breve biografia e alguns pensamentos da bem-aventurada.

Beatificada em 5 de novembro de 1994 por João Paulo II

Bem-aventurada Madalena Morano, Filha de Maria Auxiliadora.

Bem-aventurada Madalena Morano, Filha de Maria Auxiliadora.

O diploma de professora

Natural da cidade de Chieri (Turim, Itália), onde nasceu em 15 de novembro de 1847, Madalena Catarina Morano começou desde jovem, entre as crianças do lugar, um tirocínio pedagógico que caracterizou toda a sua vida, sobretudo depois de conseguir o diploma de professora.

Filha de Maria Auxiliadora

Rica de experiência didática e catequética, consegue pelos 30 anos coroar um seu desejo de consagração a Deus que se iniciara na primeira comunhão. Em 1879 é Filha de Maria Auxiliadora e pede a Deus a graça de ‘continuar em vida até completar a medida da santidade’.

Sicília

Enviada à Sicília em 1881 inicia uma fecunda obra educativa entre as meninas e as jovens das classes populares. Dirigindo constantemente ‘um olhar para a terra e dez para o Céu’, abre escolas, oratórios, internatos, cursos profissionalizantes em muitos lugares da ilha. Nomeada superiora provincial, assume também o trabalho formativo de novas e numerosas vocações, atraídas pelo zelo e pelo clima comunitário que se cria em seu redor. O multiforme apostolado é apreciado e animado pelos Bispos, que confiam à sua evangélica criatividade toda a Obra dos catecismos.

Termina uma vida de total coerência

Minada por um tumor, a Ir. Morano termina em Catánia no dia 26 de março de 1908 uma vida de total coerência, vivida sempre com o objetivo de `nunca obstaculizar a ação da Graça com favorecimentos ao egoísmo pessoal’. Nessa mesma cidade, João Paulo II a proclamou bem-aventurada no dia 5 de novembro de 1994. Sua memória celebra-se no dia do seu aniversário, 15 de novembro, e seus restos mortais se veneram em Alì Marina, Messina, Sicília.

Alguns pensamentos:

 

“Pense como Jesus pensava, reze como Jesus rezava, procure agir como Jesus agia”.

“Lembre-se que faz muito quem faz pouco ou quase nada, mas faz aquilo que Deus quer”.

“Faça aos outros todos os atos de delicadeza que você mesmo deseja receber”.

“Ame o Senhor com simplicidade”.

“A santidade não se conquista em poucos dias; é preciso quere-la, é preciso pedi-la continuamente à Deus, é preciso começar logo”.

“Se alcança a montanha alta da perfeição com a constante mortificação. Em outros casos ela é feita de pequenas pedras sobrepostas, colocadas uma de cada vez”.

“Vê como é grande, imenso o mar? Maior ainda é a bondade de Deus”.

“Sai da meditação plena de amor de Deus e zelo”.

“Senhor, vós sabeis que o meu Paraíso é fazer a vossa vontade”.

“Peça a graça de carregar em paz a tua cruz cada dia”.

“A alegria é um meio indispensável para a formação do caráter. A verdadeira alegria é fonte de bem”.

“Alargue o teu coração pela esperança”.

(Beata Maddalena Morano)

Biografia extraída do site: www.sdb.org.

Compartilhe:
Redes Sociais

Your Commment

Email (will not be published)